.posts recentes

. Avaliação das Webquest

. O lado mau dos computador...

. O Microsoft Surface

. One Laptop Per Child

. Webpaper

. Webquest

. Visitas Virtuais

. Blogues escolares: Quando...

. A blogosfera escolar port...

. O meu primeiro blogue

.arquivos

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

Quarta-feira, 4 de Abril de 2007
Blogues escolares: Quando, como e porquê?
    A palavra blogue até aqui não fazia parte do meu quotidiano, no entanto, deste ano não vai passar. Depois de consultar o artigo: "Blogues escolares: Quando, como e porquê?" tive realmente a percepção que os blogues têm inúmeras aplicações. Não tinha conhecimento do que era uma warblog , até existem livros que resultaram de conteúdos de blogues, os chamados blocks .
    Em 2004, o termo blog foi a mais procurada no sitio web , mas nesta altura eu ainda não estava atenta a este movimento.
    Agora sou uma bloguista, ou blogger , uma vez que já possuo um blogue e também começo a blogar . Agora sim o meu vocabulário está a aumentar.
    No entanto, o meu interesse em relação aos blogues está relacionada com a sua utilização nas escolas. Os blogues podem ser abordados de várias maneiras. Podem utilizar-se blogues não institucionais, mas que contêm informação relevante no contexto ou área disciplinar que o professor lecciona. Podendo ser indicados aos alunos para consulta, no entanto este blogues devem sofrer uma analise quanto ao seu rigor e credibilidade.
    Os blogues podem ainda ser criados e dinamizados pelo professor ou grupo de professores, abordando conteúdos relacionados com uma determinada área. Estes blogues são uma forma adicional de informação, no entanto, esta forma de utilização, coloca o aluno numa posição passiva, uma vez que este se limita a consultar o blogue e eventualmente colocar um post .
    Outra possibilidade é o aluno ser o autor ou co-autor do blogue. Nesta perspectiva o blogue é mais do que um recurso pedagógico sendo considerado uma estratégia de ensino-aprendizagem , que pode conduzir ao desenvolvimento de competências. Assumindo assim o aluno um papel central no processo de ensino-aprendizagem .
    Os blogues podem ainda ser utilizados como diários ou como portefólios digitais. Os portefólios permitem maior acessibilidade e visibilidade dos mesmos, maior colaboração e participação, para além de serem mais práticos do que os portefólios em papel.
    O blogue é assim uma ferramenta de comunicação possibilitando a partilha , debate e confronto de ideias, podendo até ser utilizados como "role playing ", onde os alunos devem dinamizar um blogue no qual devem explicitar os diferentes grupos de opinião.
publicado por Joana Freitas às 18:26
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Prof. Maria João Gomes a 16 de Abril de 2007 às 01:01
Joana... convém indicar nos posts as referências bibliográficas consultadas. A referência deve seguir as normas normais, para citações, paráfrases, ou consultas como se faz nos trabalhos escritos.

Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Junho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
.links
.Fazer olhinhos
blogs SAPO
.subscrever feeds